Rose Pimentel Mader
A categoria de Enfermagem soma mais de 2,2 milhões de profissionais atuantes nos mais diversos níveis de atenção da área de saúde de todo Brasil, afirma o enfermeiro e professor Juliano Rodrigues Coimbra, coordenador do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIFIO.
Juliano Coimbra destaca a relevância da Enfermagem na detecção e avaliação dos casos suspeitos, não apenas em razão de sua capacidade técnica, mas também por constituírem-se no maior número de profissionais da área da saúde, e serem a única categoria profissional que está nas 24 horas junto ao paciente.
“A pluralidade da formação do enfermeiro e sua posição de liderança na equipe, coloca o profissional de enfermagem como protagonista para evitar a transmissão sustentada no território nacional. Assim, ressalta-se para a equipe de Enfermagem, a importância da constante atualização do conhecimento, utilizando-se de fontes oficiais, garantindo a produção, a inserção ou divulgação de informação verídicas e confiáveis de acordo com o disposto na atual legislação profissional, principalmente no que tange às redes sociais, nas quais as notícias espalham-se rapidamente, sem qualquer cuidado com sua veracidade e autoria”.
Segundo o professor Juliano, “o vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção, e o profissional de Enfermagem ao detectar casos suspeitos, deve realizar de imediato a notificação, visando colaborar com as medidas de vigilância e controle epidemiológico. Para tanto, é necessário o conhecimento das definições estabelecidas pelo Ministério da Saúde, sobre condutas de casos suspeitos ou confirmados pelo COVID-19”.
Juliano Rodrigues Coimbra, é Mestre em Saúde Coletiva (2017) pela Universidade do Sagrado Coração (USC), Especialista em Cardiologia (2012) pelo Instituto de Ensino Capacitação e Pós-Graduação (INDEP) e Bacharel (2009) pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos (UNIFIO). Exerce o cargo de Coordenador do Curso de Enfermagem, coordenador de Estágio de Enfermagem pela UNIFIO. Docente do Departamento de Enfermagem, Ciências Biológicas, Biomedicina, Nutrição e Fisioterapia da UNIFIO. Coordenador do curso de pós-graduação em UTI, Avaliador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Orientador de TCC. Execução de Desenvolvimento de Conteúdos para EAD, Realização de Programas de Nivelamento. Atua como Enfermeiro do Instituto de Cardiologia de Ourinhos (2010), trabalhando no Centro de Cardiologia Intensiva (CCI), exercendo o cuidado de Enfermagem no ciclo vital, atuação em laboratório da Hemodinâmica, com auxílio em procedimentos tais como cineangiocoronáriografia (cateterismo cardíaco), angioplastia e implante de marcapasso provisório.